CrÉdito Documentário


Solução certa para negócios internacionais


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
CARACTERÍSTICAS


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
VANTAGENS

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

PREÇARIO


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
COMO FUNCIONA


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
APOIO

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

DOWNLOAD DA BROCHURA
TRADE FINANCE

CARACTERÍSTICAS
Perceba o produto para que possa servir a sua necessidade, quer seja de recebimento via Exportação ou pagamento via Importação.
​​
O crédito documentário é uma modalidade de crédito disponibilizada para garantir às Empresas o pagamento das operações independentemente da capacidade de liquidação dos Clientes.
- É Crédito porque é um compromisso irrevogável por parte de um Banco emitente de honrar uma obrigação de pagamento em conformidade.
- É Documentário porque é pela existência dos documentos que se confirma a transação comercial e a garantia de pagamento da operação.
Este compromisso envolve a actividade de Importação e Exportação e proporciona a confiança entre ambas as partes comerciais.
Créditos Documentários de Importação - contrato de abertura de crédito estabelecido entre o ATLANTICO e o Cliente Importador, em que é concedido um crédito por assinatura com condições especificadas em Contrato.
Créditos Documentários de Exportação - Forma segura de garantir de forma irrevogável o recebimento do montante referente à exportação, contra entrega dos documentos e cumpridos os termos e condições do crédito. Possibilita a negociação do recebimento antecipado do valor da exportação após entrega dos documentos no Banco.
VANTAGENS
  • Maior segurança e garantia de recebimento;​
  • Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores;​
  • Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional;​
  • Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito;​
  • Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola.​
PREÇÁRIO
Consulte a tabela de comissões e despesas do Banco.
​​
Secção 16. OPERAÇÕES COM O ESTRANGEIRO - OUTROS CLIENTES.
Ponto 16.2 Créditos Documentários, Consultar.
COMO FUNCIONA
O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.

 

LEGENDA:
1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5. O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6. Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.    
 

Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

 

APOIO
Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.
​​