GARANTIAS BANCÁRIAS

Instrumento financeiro especializado útil para negócios além fronteiras

Solução financeira, na qual o Banco assume o compromisso de assegurar as obrigações que não possam ser cumpridas pelo seu Cliente.
Na generalidade, as Garantias são exigidas para admissão a concursos, realização de obras, contratos de arrendamento, etc.

Apresentam diferentes tipos:

  • First Demand, incluindo Stand By Letter of Credit
  • Surety Default Guarantees

E diferentes Naturezas:

  • Directas
  • Indirectas
  • Concurso
  • Depósito
  • Pagamento Antecipado
  • Payment Bond
  • Manutenção
  • Retention Money Guarantee
  • Payment Bond
  • Manutenção
  • Caução Global de Desalfandegamento
  • Colaterizar Financiamentos

O que podem incluir as Garantias Bancárias?

Pode ser utilizada em substituição de Crédito, cobrando pagamentos e juros

Pode ser utilizada para cumprimento de obrigações fiscais

Pode ser utilizada como cobertura para operações de bens e serviços associados a dinamização da economia real

Vantagens

  • Maior segurança e garantia de recebimento
  • Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores
  • Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional
  • Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito
  • Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola

Preçário

Consulte a tabela de comissões e despesas do Banco

Preçário -Outros Clientes -Secção 7. Prestação de Serviços

Ponto 7.2 -Garantias Bancárias

Como Funciona

O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.

Legenda:

1. - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador
5. O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador
6. Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.

Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador

Apoio

Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.

Documentos úteis

 

Trade Finance Português
2,59 mb
Checklist Garantias Bancárias de Boa Execução
0,07 mb
Checklist Garantias Bancárias de Concurso
0,08 mb

Tem dúvidas? Nós esclarecemos!