16/01/2024

ATLANTICO E FUNDO DE GARANTIA DE CRÉDITO ASSINAM PROTOCOLO

Acordo vem dar maior conforto na análise das solicitações de crédito que chegam ao Banco

Luanda, 16 de janeiro de 2024 - O Banco Millennium Atlântico (ATLANTICO) e o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) assinaram hoje um acordo para concessão de garantias parciais de crédito no âmbito da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), delineada pelo FGC, que visa fomentar e facilitar o acesso ao crédito às Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPME), Cooperativas e Empreendedores Singulares para a criação e promoção de Negócios.

A referida linha visa cobrir a insuficiência de garantias reais que as MPME, Cooperativas e Empreendedores Singulares apresentam no momento da solicitação crédito.

Para o efeito, o FGC prestará garantias ao ATLANTICO que cobrirão até 80% do capital financiado, para financiamentos de até Kz 200 000 000 (duzentos milhões de kwanzas), sendo o valor limite da garantia definido em moeda nacional, sem indexação a moeda estrangeira, face aos riscos cambiais que poderão ocorrer, no momento da solicitação da Garantia.

Do lado do ATLANTICO, o documento foi assinado por Éder Sousa, Vice-Presidente da Comissão Executiva e Isabel Espírito Santo, Administradora Executiva, e do lado do FGC, Luzayadio Simba, Presidente do Conselho de Administração e Eduardo Katalahary Mohamed, Administrador para a Área de Negócios.

Para Éder Sousa, Vice-Presidente do ATLANTICO, “A assinatura deste acordo reflete o compromisso histórico do ATLANTICO em apoiar a economia real, as empresas e o processo de diversificação da nossa economia. Ambicionamos continuar a ser a preferência dos empreendedores e, para isso, comprometemo-nos a oferecer opções de financiamento competitivas, tais como o acordo que acabamos de assinar.”

O ATLANTICO está empenhado na implementação de uma estratégia de sustentabilidade, como é o caso da recente adesão ao Pacto Global da ONU, e vê neste acordo mais um mecanismo que contribuirá para o alcançar desse objectivo, através da promoção da inclusão financeira, da igualdade de género e de soluções de negócio envolvendo comunidades e meios locais.

O Banco tem um histórico de forte apoio à economia real, sendo um dos bancos líderes na concessão de crédito no âmbito de programas do Executivo, o que se tem materializado em relações de longo prazo com o próprio Fundo de Garantia de Crédito.

Mais informação: media@atlantico.ao

Fonte:  

BANCO MILLENNIUM ATLANTICO

Notícias Relacionadas

ATLANTICO REALIZA O SORTEIO FINAL DA CAMPANHA POUPA E GANHA

ATLANTICO E FUNDO DE GARANTIA DE CRÉDITO ASSINAM PROTOCOLO

ATLANTICO INAUGURA ESPAÇO MODULAR DE AUTO-ATENDIMENTO EM VIANA