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ALERTA: PHISHING, SMISHING E VISHING
Phishing, smishing e vishing são todas tentativas de fraude cibernética utilizadas para cometer roubo de identidade e de finanças pessoais que consiste no envio de e-mails em nome de uma entidade/pessoa supostamente confiável, de forma a persuadir os usuários a divulgarem as suas informações pessoais.
O ATLANTICO nunca solicita a partilha de códigos de segurança (código de utilizador, código de acesso, chave de confirmação) por e-mail, SMS, ou chamada telefónica.
COMO DETECTAR PHISHING, SMISHING E VISHING
Phishing
é uma fraude que ocorre por e-mail. Um ataque de phishing tipicamente ocorre quando um e-mail legítimo, aparentemente proveniente de um banco ou outra instituição financeira, é enviado solicitando que se clique em um link para actualizar ou verificar suas informações pessoais ou da conta.
Smishing
é um tipo de ataque semelhante com phishing, sendo que neste tipo de ataque são enviadas mensagens de texto para telemóveis em vez de e-mails. Numa mensagem smishing, é solicitado que clique num link no texto para que seja redireccionado para uma página aparentemente legítima, onde se requer que forneça as suas informações pessoais e / ou da conta. Noutras situações é solicitado que entre em contacto com um número gratuito, em que um sistema automático de resposta por voz, falso, solicita que forneça informações pessoais, como códigos de acesso.
Vishing
envolve engenharia social por telemóvel, no qual se é persuadido a divulgar informações pessoais para um sistema automatizado. Os criminosos também utilizam uma técnica chamada "falsificação de identidade do chamador", em que as chamadas parecem ser feitas a partir de um número legítimo ou conhecido, permitindo que o criminoso obtenha seus dados pessoais.
Suspeite de e-mails, sms´s ou chamadas telefónicas:
Que sugiram acções imediatas
O facto de ter recebido um e-mail, ou sms de um amigo não significa que tenha sido o mesmo a enviar. O computador do seu amigo pode ter sido comprometido por um malware (software malicioso), cujo comportamento é enviar e-mails para todos os seus contactos. Se receber um e-mail suspeito de um amigo ou colega, confirme, ligando para o número de telefone que tem e nunca para o número que seja identificado na mensagem.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Evite clicar nos links. Ao invés disso, copie a URL (endereço do link) do e-mail que recebeu e cole no seu navegador de Internet ou de preferência, digite o endereço no seu navegador;
Mantenha o antivírus e o sistema operacional actualizado;
No caso em que as suas informações pessoais tenham sido comprometidas num ataque de phishing ou smishing é essencial que altere imediatamente seus códigos de acesso e reporte imediatamente o incidente ao Contact Center do ATLANTICO;
Posicione o cursor do rato sobre o link da mensagem, que mostrará o verdadeiro endereço para onde será direccionado se o seleccionar. Se o destino do link for diferente do escrito na mensagem ou contenha um nome ou código de país diferente da entidade emissora, pode ser uma indicação de fraude.
A sua segurança é a nossa prioridade
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