ALERTA PHISHING, SMISHING E VISHING

​ ​
Phishing, smishing e vishing são todas tentativas de fraude cibernética utilizadas para cometer roubo de identidade e de finanças pessoais que consiste no envio de e-mails em nome de uma entidade/pessoa supostamente confiável, de forma a persuadir os usuários a divulgarem as suas informações pessoais.
O ATLANTICO nunca solicita a partilha de códigos de segurança (código de utilizador, código de acesso, chave de confirmação) por e-mail, SMS, ou chamada telefónica.
COMO DETECTAR PHISHING, SMISHING E VISHING
  • Phishing é uma fraude que ocorre por e-mail. Um ataque de phishing tipicamente ocorre quando um e-mail legítimo, aparentemente proveniente de um banco ou outra instituição financeira, é enviado solicitando que se clique em um link para actualizar ou verificar suas informações pessoais ou da conta.
  • Smishing é um tipo de ataque semelhante com phishing, sendo que neste tipo de ataque são enviadas mensagens de texto para telemóveis em vez de e-mails. Numa mensagem smishing, é solicitado que clique num link no texto para que seja redireccionado para uma página aparentemente legítima, onde se requer que forneça as suas informações pessoais e / ou da conta. Noutras situações é solicitado que entre em contacto com um número gratuito, em que um sistema automático de resposta por voz, falso, solicita que forneça informações pessoais, como códigos de acesso.
  • Vishing envolve engenharia social por telemóvel, no qual se é persuadido a divulgar informações pessoais para um sistema automatizado. Os criminosos também utilizam uma técnica chamada "falsificação de identidade do chamador", em que as chamadas parecem ser feitas a partir de um número legítimo ou conhecido, permitindo que o criminoso obtenha seus dados pessoais.
Suspeite de e-mails, sms´s ou chamadas telefónicas:
  • Que sugiram acções imediatas              
  • O facto de ter recebido um e-mail, ou sms de um amigo não significa que tenha sido o mesmo a enviar. O computador do seu amigo pode ter sido comprometido por um malware (software malicioso), cujo comportamento é enviar e-mails para todos os seus contactos. Se receber um e-mail suspeito de um amigo ou colega, confirme, ligando para o número de telefone que tem e nunca para o número que seja identificado na mensagem.​​
MEDIDAS DE SEGURANÇA
  • Evite clicar nos links. Ao invés disso, copie a URL (endereço do link) do e-mail que recebeu e cole no seu navegador de Internet ou de preferência, digite o endereço no seu navegador;
  • Mantenha o antivírus e o sistema operacional actualizado;
  • No caso em que as suas informações pessoais tenham sido comprometidas num ataque de phishing ou smishing é essencial que altere imediatamente seus códigos de acesso e reporte imediatamente o incidente ao Contact Center do ATLANTICO;
  • Posicione o cursor do rato sobre o link da mensagem, que mostrará o verdadeiro endereço para onde será direccionado se o seleccionar. Se o destino do link for diferente do escrito na mensagem ou contenha um nome ou código de país diferente da entidade emissora, pode ser uma indicação de fraude.
A sua segurança é a nossa prioridade