IFC E ATLANTICO REFORÇAM CRÉDITO ÀS PME EM ANGOLA

08/07/2019

A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, disponibilizou hoje um empréstimo de longo prazo, no valor de 50 milhões de dólares, ao Banco Millennium Atlântico para aumentar o crédito às pequenas e médias empresas (PME) em Angola

A Comissão Executiva do IFC aprovou uma linha de crédito para o ATLANTICO no valor de 100M USD, destinada a apoiar as pequenas e médias empresas angolanas.

A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, disponibilizou hoje um empréstimo de longo prazo, no valor de 50 milhões de dólares, ao Banco Millennium Atlântico para aumentar o crédito às pequenas e médias empresas (PME) em Angola, complementado por uma linha de apoio a transacções de comércio internacional, que ascende também a US$ 50 milhões, sob a plataforma GTFP - Global Finance Trade Finance Program da IFC.

O acordo entre as duas instituições financeiras foi rubricado em Luanda, nas instalações do ATLANTICO, pelo Presidente da Comissão Executiva do banco, Daniel Santos; por Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC para África e o Médio Oriente; e por Kevin Njiraini, Diretor Regional da IFC para a África Subsariana e para a Nigéria.

Este projeto com o ATLANTICO, primeiro banco privado de Angola no financiamento às famílias e às empresas, é o primeiro investimento da IFC no sector financeiro no país desde 2016. Inclui um empréstimo e a disponibilização de serviços de consultoria para ajudar o ATLANTICO a transformar a sua proposta de valor para as pequenas e médias empresas e a aumentar sua carteira de crédito. O crédito às PME é uma prioridade para o ATLANTICO, em virtude da diversificação do sector privado angolano ser um dos seus grandes objectivos.

A IFC estima que cerca de 92% das pequenas e médias empresas em Angola não tenham acesso a financiamento, o que equivale a um défice de financiamento de 34 mil milhões de dólares. Através deste apoio da IFC, o ATLANTICO pretende expandir o acesso ao financiamento por parte das PME.

“O ATLANTICO está empenhado em apoiar o empreendedorismo em Angola e acredita que a construção de um ambiente de pequenas empresas mais forte é fundamental para a diversificação económica e para o desenvolvimento do país”, afirma Daniel Santos, Presidente da Comissão Executiva do ATLANTICO.

As pequenas e médias empresas são um segmento importante no país, porque geram empregos, porque apoiam a diversificação da economia e o aliviar da dependência das receitas da exportação de petróleo.

“Angola precisa de diversificar a sua economia e de criar empregos. Trabalhar com instituições financeiras que apoiem o crédito às pequenas e médias empresas é um passo importante para a concretização destas metas”, afirma Kevin Njiraini, Diretor Regional da IFC para a África Subsariana e para a Nigéria.

O acordo agora assinado com o Atlântico faz parte do trabalho da IFC e do Grupo Banco Mundial em Angola, que tem por objectivo promover a diversificação económica do país e o fortalecimento da economia não petrolífera, bem como aumentar a inclusão financeira para facilitar a criação de empregos.

“Aumentar a inclusão financeira das PME é uma prioridade chave para a IFC em Angola, sendo que o acordo hoje assinado ajudará o ATLANTICO a ampliar significativamente as suas operações de crédito neste segmento”, afirma Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC para África e Médio Oriente.

Sobre a IFC

A IFC, organização que pertence ao Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o sector privado em mercados emergentes. Trabalha com mais de 2.000 empresas em todo o mundo, usando os seus recursos, experiência e influência para criar oportunidades em áreas carenciadas. Em 2018, disponibilizou US$ 23,3 bilhões em financiamento de longo prazo para países em desenvolvimento, alavancando o poder do sector privado no combate à pobreza. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Fonte:  

BANCO MILLENNIUM ATLANTICO

Notícias Relacionadas

BANCO MILLENNIUM ATLÂNTICO FINANCIA ESCOLA DA COMUNIDADE DE LIFUNE ANA PASSO NA PROVÍNCIA DO BENGO

BANCO MILLENNIUM ATLANTICO AUMENTA OPERAÇÕES EM DÓLARES AMERICANOS COM ABERTURA DE CONTA CORRESPONDENTE EM NOVA IORQUE

BANCO MILLENNIUM ATLÂNTICO ADERE AO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO DO COMÉRCIO DA PROPARCO