ATLANTICO estimula sector pesqueiro no Zaire com uma linha de financiamento

06/03/2023

BANCO FORTALECE O COMPROMISSO COM A DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA NACIONAL

Zaire, 06 de Março de 2023 - O Banco Millennium Atlântico reforçou a disponibilidade de uma linha de financiamento estimada em 250 milhões de kwanzas, voltada para os pescadores artesanais da província do Zaire e enquadrada no Projecto Malembe-Malembe de apoio às PME (Pequenas e Médias Empresas), em linha com o Aviso 10/2022 do BNA, de suporte à diversificação da economia.

Segundo Isabel Espírito Santo, administradora executiva do ATLANTICO “A pesca, no Zaire, corresponde a uma forte actividade laboral e fonte de subsistência de várias famílias. Esta é uma solução que reafirma o compromisso do ATLANTICO no apoio às empresas, famílias e comunidades e visa suprir a escassez de recursos financeiros que os pescadores artesanais da província do Zaire enfrentam. No ATLANTICO fomentamos uma cultura de proximidade que nos permite conhecer melhor as necessidades e preocupações locais. Esta foi a base para que as nossas equipas estivessem no terreno a analisar a situação dos pescadores, e esta solução foi desenhada, especificamente, em benefício desta comunidade de pescadores.”

A promoção do desenvolvimento da pesca na região para o incremento da produção de pescado e a resposta à elevada procura, constam dos objectivos do lançamento deste programa. O ATLANTICO está igualmente empenhado na disseminação, junto das comunidades pesqueiras, de boas práticas económica, social e ambientalmente viáveis, no sentido de contribuir para o desenvolvimento e adopção de programas de sustentabilidade pesqueira. A ideia é mudar o paradigma de pescar mais apenas hoje para pescar melhor por mais tempo, respeitando as boas práticas da pesca responsável, que garanta a preservação dos ecossistemas marinhos, a promoção da actividade pesqueira sustentável, bem como a melhoria do bem-estar social das comunidades pesqueiras.

Este tipo de programas é igualmente relevante no sentido em que permite o financiamento de soluções que promovem a sustentabilidade, incluindo a geração de impactos sociais positivos em comunidades locais, incentivando cada vez mais a sua integração no ciclo formal da economia nacional.

Para Pedro Graça, Director de PME do ATLANTICO “Quando se pensa nas Províncias do Zaire ou de Cabinda, salta logo à vista o petróleo. Para nós ATLANTICO cabe-nos olhar para as potencialidades pesqueiras do rico e vasto mar do Zaire e para as necessidades destas famílias. Estamos focados em criar as ferramentas para diminuir o risco e ajudar os pescadores a concretizarem os seus projectos consoante a realidade de cada operador, desde que, de forma responsável e consistente, assumam que as amortizações se encaixam nos seus fluxos de caixa".

Em 2022, foram contemplados 19 pequenos projectos, de montantes entre 2,4 a 5 milhões de kwanzas cada um, atingindo o montante global de 75 milhões de kwanzas. A estes números adicionam-se 4 projectos financiados e desembolsados na totalidade, em 2021, no montante global de 24,5 milhões de kwanzas, perfazendo um total de 99,5 milhões de kwanzas de financiamento concedido ao sector de pesca artesanal, ao abrigo da referida linha.

O ATLANTICO, que é o segundo maior Banco em crédito com uma carteira acima dos 450 mil milhões de kwanzas, lançou há um ano a campanha PME-ON, que dinamiza e promove serviços e produtos direcionados ao segmento das pequenas e médias empresas.

Para informações adicionais envie um email para: media@atlantico.ao