ATLANTICO REFORÇA APOSTA NA INOVAÇÃO DIGITAL E CONSOLIDA ROBUSTEZ DO SEU BALANÇO
• CRESCIMENTO DOS RESULTADOS DE 12%
• CONCLUSÃO COM SUCESSO DA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS ACTIVOS (AQA), COM RÁCIO DE SOLVABILIDADE DE 14,5%
• AUMENTO DA BASE DE CLIENTES PARA 1,8 MILHÕES
• LANÇAMENTO DO *400#, PLATAFORMA DE MOBILE BANKING PARA SEGMENTOS DE BAIXA RENDA
• 1/3 DA REDE DE AGÊNCIAS E TODOS OS CANAIS DIGITAIS DISPONÍVEIS 24/7
• CONTRATUALIZAÇÃO DE LINHAS DE FINANCIAMENTO À DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA NO VALOR DE CERCA 100 MILHÕES DE USD
Fonte: COMUNICADO À IMPRENSA

O Banco Millennium Atlântico (ATLANTICO) realizou no dia 28 de Abril, em Luanda, a sua Assembleia Geral, na qual aprovou as contas do exercício de 2019. Neste exercício, o Banco atingiu um resultado líquido de 30,5 mil milhões de Kz – um incremento de 12% face a 2018, embora abaixo do previsto face ao contexto – fruto de uma forte aposta em medidas de eficiência, que permitiram uma redução dos seus custos operacionais em 8,2%, face a 2018, o que resultou num rácio de cost-to-income (CTI) recorrente de 47% (menos dois pontos percentuais do que no exercício anterior).

Em 2019, o ATLANTICO concluiu, de igual modo, com sucesso o exercício de Avaliação da Qualidade dos Activos (AQA), promovido pelo Banco Nacional de Angola (BNA), tendo fechado o exercício com um rácio de solvabilidade regulamentar (RSR) de 14,5%.

Adicionalmente, o Banco continuou o seu investimento no fortalecimento das ferramentas de controlo interno, direccionando o seu foco para a gestão dos riscos de balanço, destacando-se um rácio de crédito em risco de 15,7% (menos 1,2 pontos percentuais do que no exercício anterior) e um rácio de cobertura de crédito em risco por imparidade de 130% (mais 29 pontos percentuais do que no exercício anterior); e para o fortalecimento das ferramentas e processos de combate ao branqueamento de capitais e de financiamento ao terrorismo. 

O mote do ATLANTICO para 2019 foi “Diferentes pelo Cliente”, em linha com a implementação do Plano Estratégico “ATLANTICO 2.1”, destacando-se as seguintes entregas resultantes da aposta em 3 pilares:

 Universalidade: Fruto do forte investimento efectuado na sua plataforma de Onboarding digital, que permitiu aumentar significativamente a sua capacidade de captação de clientes para 2.500 clientes/dia, o Banco aumentou a sua base de Clientes em cerca de 40%, ultrapassando a meta de 1,8 milhões de Clientes. Por outro lado, reforçou o seu posicionamento universal com o desenvolvimento de uma proposta de valor que simplifica o acesso do segmento de famílias e negócios de baixa renda ao sistema financeiro, sob o lema “Simplificar para bancarizar”.

Inovação digital: O ATLANTICO reforçou a aposta no desenvolvimento e implementação de soluções digitais que permitam a realização de operações de banca remota, à escala dos seus mais de 1,8 milhões de Clientes e em alta disponibilidade (24/7), destacando-se (i) o upgrade da placa tecnológica que permitiu a disponibilização de produtos e serviços em alta disponibilidade (24/7); (ii) o lançamento de uma plataforma, pioneira no mercado angolano, de mobile banking para telefones tradicionais, sem consumo de saldo de voz ou dados (*400#); e (iii) a disponibilização aos seus Clientes da possibilidade de realizar as principais operações bancárias, em 24/7, em 1/3 da sua rede de agências, com a implementação de um parque de 35 máquinas de depósitos.

Parceiro de Investimento: Em 2019, o ATLANTICO manteve um lugar de destaque no financiamento às famílias e às empresas, tendo reforçado as suas relações com contrapartes internacionais, através da contratualização de linhas de financiamento, com o Commerzbank e com a IFC - International Finance Corporation, para apoio à diversificação da economia.