ATLANTICO ENCERRA CICLO DE TRANSFORMAÇÃO COM PREPARAÇÃO PARA A ABERTURA DE CAPITAL
ATLANTICO COMPLETA 16 ANOS DE HISTÓRIA, 6 ANOS APÓS A FUSÃO;
RESULTADOS DE KZ 3,4 BI IMPACTADOS POR TRANSFORMAÇÃO ESTRATÉGICA DO MODELO
DE NEGÓCIO E TAMBÉM DE ROBUSTECIMENTO DO BALANÇO;
APROVADO NOVO PLANO ESTRATÉGICO – PHIT 2.4 - ATÉ 2024;
COMPROMISSO DE ABERTURA DE CAPITAL EM 2022.
Fonte: COMUNICADO À IMPRENSA

ATLANTICO COMPLETA 16 ANOS DE HISTÓRIA, 6 ANOS APÓS A FUSÃO.

  • BANCO UNIVERSAL (2,3 MILHÕES DE CLIENTES | 2,5 MIL PONTOS DE ATENDIMENTO - ENTRE AGENTES BANCÁRIOS E REDE DE AGÊNCIAS).
  • LÍDER NA INOVAÇÃO DIGITAL (1,3 MIO UTILIZADORES DE CANAIS DIGITAIS | 62% PROCESSOSCORE DIGITAIS);
  • FOCO NA INCLUSÃO FINANCEIRA (+100 MIL CLIENTES DE INCLUSÃO FINANCEIRA
  •  FOCO NA PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES E PME COM O SUPORTE DE LINHAS DE FINANCIAMENTO EXTERNAS (+USD 130 MILHÕES)”.

RESULTADOS DE KZ 3,4 BI IMPACTADOS POR TRANSFORMAÇÃO ESTRATÉGICA DO MODELO DE NEGÓCIO E TAMBÉM DE ROBUSTECIMENTO DO BALANÇO:

  • MAIOR SOLIDEZ (RÁCIO DE SOLVIDADE REFORÇADO PARA 21%).
  • MAIOR PRODUTIVIDADE NAS OPERAÇÕES CORE DA ACTIVIDADEBANCÁRIA.
  • MAIOR EFICIÊNCIA (CUSTOS OPERACIONAIS 3% DO TOTAL DO ACTIVO).

APROVADO NOVO PLANO ESTRATÉGICO – PHIT 2.4 - ATÉ 2024.

COMPROMISSO DE ABERTURA DE CAPITAL EM 2022.

Luanda, 12 de Maio de 2022 - O Banco Millennium Atlântico (ATLANTICO) realizou no dia 27 de Abril, em Luanda, a sua Assembleia Geral, na qual aprovou as contas do exercício de 2021 e afirmou o seu compromisso com objectivo de abertura de capital em bolsa em 2022.Num momento em que comemora 16 anos de história, e 6 anos após a fusão com o Banco Millennium Angola, o ATLANTICO afirma-se como um banco sistémico e de referência no sistema financeiro angolano, caracterizando-se por:

  • Ser um banco verdadeiramente universal, que procura servir com excelência os seus 2,3 milhões de Clientes;
  • Liderar a inovação digital, com 1,3 milhões de utilizadores dos seus canais digitais e 62% dos processos core da actividade bancária digitalizados;
  • Focado na inclusão financeira, procurando servir os Clientes de baixa renda através de um modelo de negócio específico - *400# Agiliza – que assenta numa rede de cerca de 2,3 mil pontos de venda de agentes bancários e de numa plataforma de mobile banking simples e ágil, também disponível em telefones móveis tradicionais, através da qual já foram abertas mais de 100 mil contas de inclusão financeira;
  • Comprometido com a atracção de investidores e linhas de financiamento para o País,nomeadamente junto de entidades como o IFC e o Commerzbank, contribuindo com mais de USD 130 milhões para o apoio à diversificação da economia, com particular enfoque na promoção das exportações e financiamento a PME.

No exercício de 2021, o ATLANTICO, focado em criar as condições necessárias para a abertura do seu capital, obteve um resultado líquido de kz 3,4 mil milhões, uma performance impactada por um processo de investimento na transformação estratégica do seu modelo de negócio e também de robustecimento do seu balanço, no sentido de o tornar mais líquido, rentável e cada vez mais adequado às crescentes exigências de um quadro regulatório em processo de equivalência de supervisão.

O ATLANTICO é hoje um Banco sólido, tendo reforçado significativamente o seu indicador de solvabilidade para 21%, mais produtivo no que respeita às operações core da sua actividade bancária e mais eficiente ao nível dos seus custos operacionais, que representam apenas 3% do total do seu activo, fruto de um conjunto de medidas de eficiência que têm vindo a ser implementadas desde a fusão, tirando partido das sinergias permitidas pela mesma, e, também, reforçadas pelo processo de transformação estratégica do Banco, com o intuito de proporcionar uma experiência de excelência aos seus Clientes.

Este desempenho premeia o esforço do Banco na melhoria do seu balanço e na transformação estratégica do seu modelo de negócio, demonstrando a qualidade e o potencial de criação de valor para o seu ecossistema, o que o torna ainda mais atrativo para potenciais investidores.

Em 2021, o ATLANTICO definiu um novo plano estratégico: o PHIT 2.4, que representa a sua visão para 2024, que consiste em continuar a investir no Talento, em Inovação digital e em Informação,para proporcionar uma experiência de excelência aos Clientes e reforçar a resiliência do Balanço, através de um modelo de negócio industrializado.

Adicionalmente, na senda dos programas que têm vindo a ser implementados pelo Executivo com o objectivo de melhorar o posicionamento de Angola no mundo, nomeadamente no que respeita à qualidade e atractividade do seu ambiente de negócios e, em particular, ao funcionamento do seu mercado de capitais, o forte compromisso do ATLANTICO com os seus Clientes e com o crescimento e financiamento da economia angolana, permitiu que esta seja umadas primeiras instituições a pretender abrir o seu capital no decurso deste ano de 2022. O processo de abertura de capital tem sido cuidadosamente preparado desde 2021, havendo a forte convicção de que será possível atrair um conjunto de investidores internacionais,exponenciando assim o impacto positivo desta operação para o País e para o sector financeiro.