​​GARANTIAS BANCÁRIAS


Instrumento financeiro especializado útil para negócios além fronteiras.


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CARACTERÍSTICAS


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VANTAGENS

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PREÇARIO


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COMO FUNCIONA


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APOIO

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TRADE FINANCE

CARACTERÍSTICAS
É uma solução financeira, na qual o Banco assume o compromisso de assegurar as obrigações que não possam ser cumpridas pelo seu Cliente.
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Na generalidade, as Garantias são exigidas para admissão a concursos, realização de obras, contratos de arrendamento, etc.
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Apresentam diferentes tipos:
  • First Demand, incluindo Stand By Letter of Credit;​
  • Surety Default Guarantees;​
E diferentes Naturezas:
  • Directas;​
  • Indirectas;​
  • de Concurso;​
  • de Depósito;​
  • de Pagamento Antecipado;​
  • Payment Bond;​
  • de Manutenção;​
  • Retention Money Guarantee.​
  • Payment Bond;
  • de Manutenção;​
  • de Caução Global de Desalfandegamento;​
  • para Colaterizar Financiamentos;​
Assim sendo, a Garantia Bancária pode assumir as seguintes características:
Pode ser utilizada em substituição de Crédito, cobrando pagamentos e juros;
Pode ser utilizada para cumprimento de obrigações fiscais;
Pode ser utilizada como cobertura para operações de bens e serviços associados a dinamização da economia real.
VANTAGENS
  • Maior segurança e garantia de recebimento;​
  • Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores;​
  • Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional;​
  • Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito;​
  • Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola.​
PREÇÁRIO
Consulte a tabela de comissões e despesas do Banco.
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Secção 16. OPERAÇÕES COM O ESTRANGEIRO - OUTROS CLIENTES.
Ponto 16.3 Garantias Bancárias, Consultar.
COMO FUNCIONA
O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.

 

LEGENDA:
1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5.O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6., Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

 

APOIO
Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.
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